Eu sou bastante tendencioso quando se trata da importância da alfabetização da literatura no homeschool. Afinal, eu sou um educador de inglês por profissão e diploma. Eu posso ir longe demais neste artigo, mas tenha paciência comigo como amo literatura e tenho uma paixão por crianças para aprender isso.

Também temos um Pacote de Impressão GRATUITO com modelos que você pode encontrar na parte inferior deste post e um link para o nosso Pacote Imprimível de Análise de Poesia GRATUITO .

Minha admiração pela poesia é o que me levou a compartilhar algumas ideias com você hoje. Eu quero explorar brevemente, 5 tipos de poesia e algumas maneiras de ensiná-los em seu homeschool.

Nota: Eu não sou um especialista em poesia. Eu tenho uma licenciatura em Inglês, mas isso me qualifica para nada, mas para saber apreciar o amor pela leitura e escrita. Estou apenas compartilhando minha perspectiva e mergulhando em uma paixão minha.

Embora eu concorde que a poesia pode ser compartilhada em todas as idades em sua escola domiciliar, acredito que os anos intermediários são mais importantes para os alunos mergulharem na poesia. Deixe-me explicar.

Você se lembra de sua pré-adolescência? Eu com certeza faço. Eles estavam cheios de emoção, cheios de perguntas, cheios de frustração, maravilhas, mágoas, risadas, amizades e tudo mais. Se você parar para ouvir conversas de algumas crianças, talvez na 4ª a 8ª séries, você ouvirá emoção, ouvirá um saber, mas não saberá . Você ouvirá a sensação de que eles tentam “sentir” o caminho pela vida.

Este período é um tempo com muitas emoções, com muito altos e baixos muito baixos. Se apenas porque nossos hormônios estão enfurecidos, seria mais fácil passar, mas esse não é o caso. As crianças passam muito nesses anos, internalizam muito, observam e sentem – muito.

Em uma pesquisa realizada com 999 crianças de 12 a 17 anos de idade por uma Fundação Médica da Califórnia, as crianças foram questionadas sobre qual problema de saúde mental mais as preocupava. 324 dos 999 crianças afirmaram que a depressão e a solidão os preocupavam mais, classificando o mais alto dentre todas as outras categorias. Um terço das crianças é bastante preocupante comigo.

Lembro-me que por volta dessa idade, quando criança, muitos traumas aconteceram em minha vida e lembro de me sentir preso como se não tivesse saída – e isso era um fato. Eu não tinha saída. Eu só gostaria de ter sido apresentada para escrever para que eu pudesse me expressar naquela idade, mas tudo que eu lembro era passar pelos movimentos da vida controlados por todos ao meu redor.

Uma vez adulto e mais exposto à poesia, senti-me como se fosse tão belo e poderoso. Concedido eu não conseguia entender muito dos poemas mais antigos, mas eu ainda gostava deles. Fiquei feliz em saber que a poesia poderia ser deixada para a interpretação, ainda que tivesse um significado particular para o autor. Eu amei isso.

Não é assim que a vida é? Você é um poema. As pessoas te veem de um jeito, fazem suas próprias interpretações, mas só você e Deus realmente sabem quem você realmente é atrás de portas fechadas, atrás da fachada … atrás do que você apresenta para todos.

Eu posso continuar e continuar, mas eu só queria saber por que a poesia é importante em sua escola domiciliar. É apenas brevemente patinou na escola pública. Não é realmente ensinado de uma forma que explica como ele pode ser usado para expressar sentimentos, pensamentos e descrição. Deve ser e pode ser.

Vamos primeiro explorar 5 tipos de poesia que você pode ensinar em seu homeschool:

Haiku – Haiku é uma forma curta e descritiva de poesia que deve ser lida em um só fôlego.

Haikus tem apenas três linhas com um total de 17 sílabas:

A primeira linha é de 5 sílabas.

A segunda linha é de 7 sílabas.

A terceira linha é de 5 sílabas como a primeira.

Não precisa rimar e pode incluir repetição de palavras ou sons. Esse é meu favorito. Eu vejo beleza em sua simplicidade.

Limerick – Um devem ter sete a dez sílabas enquanto rimam e têm o mesmo ritmo verbal. A terceira e quarta linhas só precisam ter de cinco a sete sílabas e precisam rimar umas com as outras e ter o mesmo ritmo.

Acróstico – Um acróstico é um poema, quebra-cabeça de palavras ou outra composição na qual certas letras em cada linha formam uma palavra ou palavras. A primeira, última ou outras letras em uma linha soletram uma palavra ou frase em particular. A forma mais comum e simples de um poema

Balada – Uma balada típica é uma canção dirigida por enredos que nos leva a eventos de tempo ou de caráter que inevitavelmente levam a uma conclusão dramática. Já ouvi dizer que as dizem ao leitor o que está acontecendo, ele tenta mostrar a elas o que está acontecendo. Baladas são muitas vezes reunidas em estrofes de quarteto, cada linha tendo três ou quatro tensões e rimando a segunda e a quarta linhas, ou todas as linhas alternadas.

Cinquain – A cinquain é um poema de cinco linhas inventado por Adelaide Crapsey. Ela era uma poeta americana que se inspirou em haiku e tanka japoneses. Ela desenvolveu uma coleção de poemas, intitulada Verse, que foram publicados em 1915; eles incluíam 28 cinquains. Um não

A estrutura de um cinquain é a seguinte:

Linha 1: 2 sílabas

Linha 2: 4 sílabas

Linha 3: 6 sílabas

Linha 4: 8 sílabas

Linha 5: 2 sílabas

Como ensinar poesia em seu homeschool

Ao fazer algumas pesquisas, vi que muitas pessoas viam a poesia como chata ou dolorosa de aprender. Eles foram feitos para memorizar e analisar significados, tendo pouca escolha em que tipos de poemas estudavam. Isso faria qualquer um fugir disso. Pode até impedir você de ensiná-lo a seus filhos em profundidade.

No entanto, os benefícios de explorar poesia com seus filhos podem realmente ter um efeito duradouro sobre como eles se expressam e fornecer-lhes uma saída que normalmente não conseguem. As crianças precisam expressar seus sentimentos e gostam de expressar seus pensamentos. A poesia também é uma oportunidade para seus homeschoolers apreciarem a criação de Deus ao redor.

Depois de ter ensinado o que são os poemas e como são colocados, agora você pode colocá-los em prática.

Estudos dos poetas:

Estudos de poetas e seu trabalho ajudam as crianças a entender por que os poetas escreveram o que escreveram. As crianças podem fazer uma ligação entre o que um poeta está expressando e os tempos em que viviam. O livro de poesia de Claude McKay, Harlem Shadows , tem extraordinária influência literária e foi um dos primeiros livros publicados durante o Renascimento do Harlem. Os poetas do período romântico, chamados românticos, sentiram que as relações que construímos com a natureza e outras definem nossas vidas.

Usando poesia na criação de Deus:

Use a criação de Deus para estimular idéias. Dê um passeio pela natureza ou vá a um parque. Peça para o seu aluno escolher uma coisa sobre a qual escrever e tentar escrever o Haiku ou o cinquain. Peça-lhes também que façam uma gravura do que viram e publiquem com o poema em algum lugar de sua casa ou façam com que pensem em alguém em quem poderiam colocá-lo em um quadro como um avô. Explorando a criação de Deus na natureza e poesia de mãos dadas.

Word splurge warm-up para idéias de poesia:

Uma boa maneira de aquecer as lições de poesia é fazer com que uma palavra exploda o cérebro no papel. Coloque seu temporizador por um minuto. Desafie seus filhos a escrever tudo o que lhes vem à mente naquele minuto. Eles podem escrever qualquer coisa, qualquer coisa boba, qualquer coisa incompleta – apenas qualquer coisa que vier à mente . Depois que o minuto acabar, desafie seus filhos a usar qualquer uma dessas palavras em um poema.

O que é especial sobre esta prática é que as palavras são suas, os pensamentos são seus, e mostra que eles podem criar arte a partir de palavras e pensamentos simples.

Se os seus filhos estão ficando presos ao pensar em palavras, diga-lhes para pensar no alfabeto e no cérebro, jogando as palavras em ordem alfabética, o que pode ajudá-los a organizar seu pensamento. (Isso geralmente é chamado de sopa de letrinhas.)

Incorporar poesia com diferentes assuntos:

Se você pensar sobre isso, as crianças podem facilmente obter poesia de outros assuntos em seu homeschool. Um atlas pode fornecer um mundo de palavras para usar em uma rima. Fatos matemáticos podem ser aprendidos usando tantos mnemônicos diferentes criados em um verso ou poema. Mesmo as crianças que não estão interessadas em poesia podem ver o valor em usar um verso mnemônico para memorizar regras e fatos matemáticos.

Mostrar a relevância da poesia hoje:

Muitas crianças pensam que a poesia está morta, escrita por pessoas idosas. A poesia pode parecer distante, mas não precisa. A poesia pode ser para crianças, por crianças. Se eles quiserem saber disso de alguma forma, você verá como isso os capacita a se expressar e a fazer com que as palavras ganhem vida.

Naturalmente, hoje em dia grande parte da poesia é descrita no que é chamado palavra falada . Adoro compartilhar essas poesias modernas e “limpas” com meus filhos. Nós servimos ao Senhor em nossa casa e felizmente há uma enorme quantidade de jovens poetas por aí que compartilham sua arte diretamente no YouTube e no Godtube.

Depois de assistir o vídeo da palavra falada, você pode discutir com seus filhos o que eles pensaram sobre isso. Peça-lhes que escrevam uma versão do que ouviram em um desses cinco tipos de poesia. Estes são alguns que eu compartilhei com meu pré-adolescente (meu filho de 9 anos também gostou deles):

O Evangelho em quatro minutos

Inabalável

O maior artista de todos os tempos

Exponha seus filhos ao que está sendo produzido agora . A Sociedade de Poesia exibe os vencedores do Prêmio Poeta Jovem do Ano da Foyle, que pode ser um recurso interessante para os seus filhos explorarem. (Definitivamente leia os poemas primeiro, apenas no caso.)

Palavras aleatórias solicitam idéias de poesia:

Dê aos seus filhos três pequenos pedaços de papel cada um. Na primeira página, eles escrevem um substantivo abstrato , na segunda página, um adjetivo e na terceira página, um substantivo concreto . Todos os papéis são colocados em três recipientes ou copos de plástico e sacudidos. (Se você tem dois ou mais filhos, siga estas instruções, se você tiver um filho, eu recomendo que eles façam 3 substantivos abstratos, 3 adjetivos e 3 substantivos concretos).

Cada aluno pega um papel de cada recipiente ou xícara. De sua combinação de palavras, desafie-os a criar uma frase que será, então, o assunto para a escrita de seus poemas. Acho que eles funcionam melhor com limericks, já que podem ser engraçados e suas combinações de palavras podem ser engraçadas por si só.

Poesia juntos:

Ler poesia em voz alta e encorajar seu filho a ficar de pé e ler poesia pode ajudá-lo a experimentar a beleza das palavras. Não analise demais o poema. Mantenha simples. Às vezes leem poesia sem uma tarefa. Leia apenas para ler. Isso ajudará seus filhos a ver um pouco diferente. Escreva com seus filhos. Se você der a seus filhos uma tarefa para escrever poesia, escreva um deles e leia primeiro o seu.

Use música na poesia:

Além de tocar sons da natureza ou calmante música durante o seu tempo de poesia para criar a atmosfera, a música em si que pode ser usada para ensinar poesia. Peça para seus filhos escolherem sua música favorita. Peça-lhes que escrevam as letras da música e leiam as letras em voz alta como um poema. Pergunte aos seus filhos as semelhanças que eles vêem entre letras e poesia.

Poesia no seu homeschool

Poesia ajuda no desenvolvimento da linguagem, habilidades criativas de linguagem, criatividade, habilidades de escrita, auto-expressão e no desenvolvimento de ritmos naturais. É fácil para nós esquecermos os benefícios disso, então há algumas coisas para lembrar quando se ensina poesia em seu homeschool.

Certifique-se de evitar comentários negativos. Incentive, mas nunca os empurre para dentro. Algumas crianças realmente não gostam de escrever e isso não é o fim do mundo. Simples pode ajudá-los a despertar interesse em escrever poesia.

Abril é , lançado em 1996 e organizado pela Academia de Poetas Americanos como uma maneira de aumentar a conscientização e a apreciação da poesia nos Estados Unidos. Eu sei que alguns amantes de poesia podem dizer que devemos usá-lo durante todo o ano letivo. Eu entendo totalmente isso, mas o realista em mim sabe que isso pode não ser possível o tempo todo.

Não vejo escrúpulos em focar na poesia principalmente em abril. É claro que, se seus filhos demonstrarem interesse extra em poesia, use-os para expor seu aprendizado em todo o currículo.

O que precisamos principalmente fazer é encorajar nossos filhos a reconhecer que eles têm uma voz única e eles têm uma história para contar – mesmo com a idade deles. Você pode usar a poesia em sua casa para celebrar diferenças e experiências.

Se você concorda que a poesia deve ser compartilhada em sua escola domiciliar, então, se ela é explorada apenas em abril para o Mês Nacional da Poesia ou borrifada durante todo o ano escolar, esses materiais impressos serão uma ótima maneira de começar a ensiná-la.

Você também pode encontrar alguns ótimos recursos de poesia gratuitos nesses links:

LIVRE Poesia Analysis Pack para usar com qualquer poema

 

 

 

Este download instantâneo GRATUITO inclui o seguinte para cada um dos 5 tipos diferentes de poesia listados acima:

  • Poemas de Amostra
  • Diretrizes de Poesia
  • Páginas de notebook com poesia

Opt In Image

Inscreva-se para receber e-mails que incluem ofertas, vendas e ofertas gratuitas para homeschoolers.

Valorizamos sua privacidade e prometemos nunca enviar spam a você;Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.Veja nossa para mais informações sobre como processamos seus dados.

OBSERVAÇÃO: se você já for assinante, poderá encontrar links de vantagens e links para assinantes em nossos boletins informativos nas segundas e quartas-feiras.

Jeannette é uma mãe de esposa, mãe e homeschooling. Ela tem sido poderosa, salva pela graça e é grata pela soberania de Deus durante toda a jornada de sua vida. Ela é Bacharel em Educação Inglesa e seu MBA. Jeannette é bi-lingual e atualmente vive nas ilhas tonganesas do Pacífico Sul. Ela publica brindes diários para homeschoolers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *